Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?

A Renault Espace começou a ser desenvolvida na década de 70, pela mão do designer britânico Fergus Pollock, mas a versão de produção só acabaria por ser lançada em 1984. Este modelo rapidamente se tornou numa das monologares mais populares do mercado e para celebrar este sucesso, a Renault quis assinalar o 10º aniversário deste modelo com o lançamento de uma Espace bastante especial.

Esta versão apareceu em 1994, precisamente o ano em que a Williams conquistou o terceiro título no campeonato de construtores da Fórmula 1 desde que passou a usar motores V10 da Renault, em 1989. Estes motores da marca francesa revelaram-se perfeitos para os FW14 e FW15 projectados por Adrian Newey.

A Renault viu aqui a oportunidade perfeita para assinalar esta ligação com a F1 e o aniversário da Espace. À partida estamos perante coisas tão distintas que ninguém pensou que pudessem ser combinadas, mas a fabricante gaulesa surpreendeu tudo e todos e apresentou a Renault Espace F1.

Da Renault Espace convencional só tinha mesmo a forma básica, já que até a carroçaria sofreu uma verdadeira revolução e ganhou vários apoios aerodinâmicos. Mas a grande estrela desta proposta era o motor, "roubado" ao monolugar FW15C da Williams na Fórmula 1.

Este bloco V10 de 3,5 litros naturalmente aspirado debitava entre 700 a 780 cv de potência na F1, mas a Renault Sport conseguiu uma afinação para esta Espace F1 que lhe garantiu uns impressionantes 820 cv! Este bloco estava acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades (idêntica à usada na F1) que lhe permitia chegar aos 100 km/h em 2,8 segundos, aos 200 km/h em 6,9 segundos e atingir os 312 km/h de velocidade máxima.

Para aguentar toda esta potência a Renault construiu para esta Espace um chassis em fibra de carbono e colocou o motor V10 em posição central-traseira. O próprio Frank Williams apoiou e ajudou a financiar o projecto, sendo que os engenheiros da Williams acompanharam de perto a criação deste "monstro".

Este modelo acabaria por ficar imortalizado no videojogo Gran Turismo 2, um dos jogos mais importantes da sua geração, e a verdade é que quase 25 anos depois este continua a ser uma das criações mais radicais que já vimos!

Em destaque